Maquiagem e óculos


Quando os óculos fazem parte de nossa rotina, até mesmo em ocasiões especiais, devemos encontrar um jeito de adaptar todas as situações à esta necessidade. Com as mulheres as coisas se tornam um pouco mais exigentes, porque elas dependem da maquiagem para valorizar o visual. Com isso, a armação e a maquiagem, assim como o tipo de problema de visão que está sendo corrigido, devem ser levados em conta na hora de escolher a makeup, já que os olhos podem parecem pequenos ou grandes dependendo das lentes, ou traços do produto podem ser vistos através dos óculos por conta do tipo de pele... tudo deve ser estudado e é sobre isso que falaremos hoje.
Hoje em dia os óculos são vistos como um acessório da moda. Eles são modernos, elegantes, e muitas vezes, exercem o cargo de agregar ainda mais charme ao rosto. O desafio das mulheres é adequar a base adequada para o seu tipo de pele. Como as lentes podem servir como uma espécie de lupa, aumentando os olhos e os detalhes ao redor quando o grau é forte, é de suma importância que bases a prova d'água e secas sejam adotadas. Assim, as linhas desagradáveis abaixo dos óculos e nas laterais do nariz não vão aparecer.
Outro fator que se torna positivo na maquiagem é adotar uma base de tom mais claro que a pele para ajudar a diminuir a sombra que os óculos projetam no rosto. Uma camada fina nas pálpebras e abaixo dos olhos são suficientes para amenizar o problema. Caso sua pele seja oleosa, opte por um pó leve na zona T (queixo, nariz e testa), para reduzir as regiões brilhantes.


Outro problema com as mulheres que possuem graus muito elevados é a hora de se maquiar. Algumas marcas de maquiagem lançaram óculos especiais justamente para quem não enxerga direito sem suas armações, e assim podem dobrar uma lente por vez, para que seja possível  maquiar um olho e enxergar com o outro. Espelhos de aumento também podem ajudar bastante neste ritual, e alguns modelos são até portáteis.

Casos de hipermetropia


Mulheres que sofrem de hipermetropia usam lentes de óculos que aumentam o tamanho dos olhos. Para esses casos, deve-se usar sombras escuras e com efeito mate, para dar a impressão de diminuir o que as lentes aumentam. Tons como cinza, marrom e verde são os mais indicados. Produtos cremosos ou líquidos são os melhores, e sombras em pó e glitter devem ser evitados, pois os óculos acabam mostrando o produto solto na pele.
Anote a técnica: aplique a sombra do canto interno do olho para fora sem ultrapassar a dobra da pálpebra. Realce as extremidades  usando um delineador ou um lápis escuro. Isso ajuda os olhos parecem menores, mas todo cuidado é pouco, pois qualquer erro pode ser ampliado pelas lentes dos óculos, como o excesso de máscara para cílios. Use pouco nos fios superiores e quase nada nos inferiores.

Miopia

Quem sofre de miopia enfrenta o problema oposto, pois os olhos parecem menores com as lentes dos óculos. Sombras escuras devem ser evitadas, e os delineadores grossos também. O que realçará os olhos será as sombras cintilantes, brilhantes, como os iluminadores, o rosa, cinza claro e todos os tons de bege.
A técnica utilizada para as míopes são as que abrem o olhar: uma sombra clara aplicada no canto interno dos olhos e um tom levemente escuro no centro das pálpebras. Um côncavo com esfumado gradativo é o mais indicado nas ocasiões que pedem mais aprimoramento na maquiagem.
Os lápis claros, como branco e nude, aplicados na marca d'água dos olhos também ajudam muito a ampliar o olhar. Use e abuse de máscara para cílios, para dar volume.

Para qualquer caso, vale ressaltar que as sobrancelhas devem estar sempre limpas, para não pesar na expressão. Mas evite afinar muito, porque tanto o excesso quanto a falta podem descaracterizar a sua personalidade e traços. Quanto mais natural, melhor.
Se você sofre com poucos pelos nesta região, é importante adotar um lápis adequado ao seu tom. Geralmente os marrons e acobreados são os mais indicados para preencher a sobrancelha.
A dica para os lábios é simples: evite batons que tenham o mesmo tom de sua armação. De resto, vale o que você mais gostar e se sentir a vontade.