O que é distância vértice?

Você já ouviu falar sobre a distância de vértice? Provavelmente essa frase te soou familiar em sua visita ao oftalmologista. Este é o nome dado à distância entre a superfície traseira de uma lente corretiva, mais conhecida como as lentes de seus óculos ou as lentes de contato, e a parte da frente da córnea. Aumentando ou diminuindo a distância de vértice, há uma alteração das propriedades óticas do sistema, movendo o ponto focal para a frente ou para trás de forma eficaz, alterando a potência da lente em relação ao olho. É dessa forma que descobrimos o grau exato que os olhos precisam para ter uma visão de qualidade, e qual a posição correta das lentes para que o paciente não sinta nenhum desconforto.
Tecnicamente falando, esta distância deve ter até 14mm. Quando é maior que isso, a acuidade e conforto visual podem ficar comprometidos. Isso porque as lentes de óculos ou de contato ficam muito afastadas dos olhos, que ocasiona tal desconforto.
A distância de vértice é importante quando há conversão entre a lente de contato e óculos de prescrição, e torna-se significativo se a prescrição de óculos é + /-4.00D ou mais. Por isso, consulte seu oftalmologista quando quiser passar a usar lentes de contato, para que essa conversão seja realizada e as lentes de contatos certas sejam receitadas.
Lendo assim parece ser difícil de entender, mas o vídeo abaixo mostra como a distância vértice é simples: