Tempo seco: atenção aos olhos das crianças

É comum nessa época de inverno o ar ficar mais seco do que o normal por conta da falta de chuvas, mas com a seca decorrente principalmente na região sudeste do país, os problemas que a falta de umidade no ar causam estão cada vez mais presentes, principalmente entre as crianças. O ressecamento dos olhos e das vias respiratórias podem desenvolver algum tipo de alergia, além de diversas irritações e doenças, como a conjuntivite, terçóis, coceiras no nariz e nos olhos, garganta seca, falta de ar, tosse e até sangramento nasal. 
Para ajudar a superar o desconforto, é necessário tomar algumas simples providências, como por exemplo, evitar banhos muito quentes. Apesar de ser muito confortante, a água na temperatura muito alta pode desidratar, causando descamações na pele e irritação nos olhos. Banhos mornos são os mais aconselháveis.
A hidratação é um fator muito importante em qualquer estação do ano, principalmente a de dentro para fora. Beber muita água, chás, sucos e sopas são perfeitos para proporcionar este efeito. Inalações são ótimas para evitar o desconforto respiratório, e também evitam o lacrimejamento dos olhos. Pingar solução fisiológica no nariz também é aconselhável para ocasiões emergenciais e caseiras. Já os olhos podem receber soro para limpar e umidificar.
Para evitar tais danos, é sempre bom manter a higiene dentro de casa, passando pano úmido no chão e nos móveis, eliminando assim o acúmulo de poeira dentro de casa. Se comprar umidificador de ar não esteja dentro do orçamento da família, vale investir em baldes de água espalhados em alguns pontos da casa.
E se durante o verão é aconselhável não brincar no sol das 10h até as 16h, o mesmo vale para a época mais seca do ano. O calor faz com que o ar fique mais seco ainda, causando todos os desconfortos citados acima. Mas se todos os sintomas vierem acompanhados por febre alta e falta de ar, ou olhos irritados por mais de três dias, mesmo com a higienização aconselhada, é melhor procurar por um médico o quanto antes, para evitar qualquer tipo de alergia, como asma e outros problemas na visão.