A moda e olhar: dos anos 1970 até hoje


No post anterior, demos início a uma viagem no tempo para ver a evolução do realce do olhar feminino, e hoje damos continuidade a partir da década de 1970, marcada pelo desejo de liberdade e também por definir o próprio estilo de vida. A combinação de sombras fortes, delineador e máscara para cílios ficaram ainda mais populares, juntamente com a volta das sobrancelhas finas. A maquiagem nos olhos atingiu o status de originalidade nesta época, e usada de forma individual, representando a personalidade de cada mulher.


O brilho provavelmente é a característica mais marcante da década de 70. Tanto na boca, com o surgimento do famoso gloss, como nos olhos, que ganhou destaque com as sombras feitas de purpurina dermatologicamente testadas. O delineador também continuou dando destaque ao olhar, tanto nas pálpebras como nos cílios inferiores.


Uma coisa que não podemos negar é que os anos 1980 foi, sem dúvidas, a época mais exagerada de todos os tempos. Tudo era over: desde os cabelos, passando pela maquiagem e figurino e terminando no comportamento. As pessoas também passaram a valorizar mais o corpo, e todo mundo passou a frequentar mais a academia e investir em fitas cassetes de exercícios aeróbios para dar forma às curvas.

E foi justamente nesta época que ninguém conhecia ainda a regra OU tudo na boca OU tudo nos olhos. Mesmo com batom vermelho ou rosa choque, blushes cor de tijolo, o olhar era realçado com todas as cores possíveis de sombras nas pálpebras, além de  muito lápis de olhos (de cores diversas também) e máscara para cílios coloridas. A sobrancelha voltou a ser natural ou levemente arqueada, e todo o conjunto da obra deu início a uma era em que a mulher não se sentia mais no direito de fraquejar.


E se na década de 1980 tudo era exagerado, a era seguinte trouxe exatamente o oposto. O minimalismo tomou conta do figurino da mulher, e a apatia era marca registrada na maquiagem e vestimenta delas. Uma expressão mais pesada ganhou destaque nos olhos, com cores neutras e sóbrias, e até mesmo as máscaras para cílios eram usadas de maneira discreta e leve. 
Como nas passarelas as modelos eram magérrimas e com cara de criança, essa imagem remeteu também à mulher comum dos anos 1990.


Os anos 2000 ganhou uma extrema liberdade no segmento da maquiagem, isso porque a mulher passou a desejar uma aparência rejuvenescedora, e isto se adaptou ao estilo de vida de cada uma delas. Além dos tratamentos já pontuados por nós aqui no blog em posts anteriores, os olhos não só ganharam produtos para mantê-los sempre saudáveis (cremes antirrugas, entre outros), como também todos os tipo de cores e tendências, produtos à prova d'água e para todos os tipos de pele, reparadores, entre outros. 
Atualmente, todas as mulheres realçam seus olhares mantendo a aparência de forma saudável: há a sobriedade, como também há o esfumado, o delineado, os glitters, os tons mate, entre tantos outros no leque de opção que a nossa geração atual possui. A moda também adaptou cada estilo de maquiagem ao formato dos olhos, da sobrancelha e até cor e tipo de pele, para valorizar o que há de mais bonito, e esconder as imperfeições.
E pensando em tudo que vimos nesta semana, fica a pergunta: como será o realce dos olhos da próxima geração?