Os cílios pt. 1

Você já parou para pensar qual é a função dos cílios em nosso corpo? Claro que sua importância vai além da maquiagem para o nosso organismo ou um mero detalhe no rosto, pois são grandes protetores naturais. E para falar sobre eles, dividimos em duas partes este assunto: hoje, discutiremos a sua importância para a saúde.

Os cílios e a saúde


Certamente os seus olhos coçariam o tempo todo caso você não tivesse cílios, já que nenhuma proteção contra agentes externos existiria. Faz parte destes agentes a sujeira, microrganismos e a luz solar. Imagine quanta poeira não seria barrada, irritando o órgão o tempo todo? 
Outro fator que vale a pena ressaltar é a sensibilidade dos fios, igual ao do bigode dos gatos. Quando algo chega perto dos olhos, nossas pálpebras se fecham como um mecanismo de defesa, e isso deve-se aos cílios.


A textura dos fios costumam ser diferente de qualquer cabelo ou pelo do corpo. São mais espessos e não mudam de cor depois de certa idade (na verdade eles só tendem a diminuir e se tornarem mais frágeis com o tempo). Tecnicamente falando, na pálpebra superior encontramos (na tenra idade) cerca de 100 a 150 fios, alinhados entre 2 a 3 linhas.

No próximo post, o nosso assunto será sobre a beleza dos cílios, e já sabendo da importância deles para a nossa saúde, ficará mais fácil explicar do porquê devemos cuidar dos fios com responsabilidade.