Teste de adaptação de lentes de contato

Quem acompanha o nosso blog já provou para si mesmo que lente de contato, sem dúvida, é a melhor opção para quem pratica esportes, ou para quem quer dar um up no visual. O conforto e a praticidade são as principais razões que fazem as pessoas adotarem as lentes, e para manter a boa e eterna convivência entre o usuários e seu produto, é necessário fazer um teste simples de adaptação, para que cada pessoa saiba qual o tipo de lente que mais se enquadra aos seus olhos e também ao seu estilo de vida.
Esta adaptação sempre é feita pelo oftalmologista, e consiste primeiramente em uma medição da curvatura da córnea, a ceratometria. A topografia e a paquimetria também se fazem necessárias, para mapear a superfície e obter a medida da espessura corneana.  


Feito isso, o próximo passo é ter a refração inicial em mãos, para determinar o grau de suas lentes de contato, e como já ressaltamos por aqui anteriormente, os graus de lentes e óculos podem ser diferentes. A partir daí o seu oftalmologista aplicará um produto de teste aos seus olhos por 10 a 20 minutos para avaliar, através de um instrumento chamado 'lâmpada de fenda', a sua adaptação. Assim ele saberá quais as modificações que devem ser feitas para a sua adaptação, e consequentemente, descobrir que tipo de lente de contato se adequa melhor aos seus olhos.
Neste processo, o oftalmologista também orientará as medidas importantes para manusear suas lentes, desde a colocação e remoção, manuseio, cuidados, higienização, até o período de uso de cada uma delas e consultas de revisão. É imprescindível seguir corretamente as instruções para usufruir sempre de uma ótima qualidade visual, sem riscos de contaminação e outros problemas.