Erros que você deve evitar cometer com seus olhos

O olho humano é um dos órgãos mais sensíveis do corpo, e muitas pessoas não costumam dar muita importância aos seus cuidados básicos, fundamentais para prevenir qualquer tipo de transtorno ou até mesmo algumas doenças. Selecionamos alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem e que corroboram possíveis inflamações e irritações:

- Uso prolongado de computadores, televisão e tablets: smartphones e e-books também entram na lista de inimigos dos olhos. A distância, contraste e brilho destes eletrônicos podem causar fadiga ocular, e os sintomas são dores de cabeça constantes, olhos secos, falta de concentração e até visão turva. O ideal é manter o aparelho a uma distância de pelo menos 50 centímetros, e fazer pausas de hora em hora, para que os olhos possam piscar normalmente e consequentemente lubrificar os olhos como deve.

- Sair sem óculos de sol é o erro mais comum que as pessoas cometem. Desde crianças devemos ter o hábito de proteger os olhos do sol, seja na brincadeira ao ar livre ou em passeios, mesmo em dias nublados. Os raios UV são prejudiciais a visão, causando degeneração macular, tumores benignos ou cancerosos na superfície dos olhos e formação precoce de catarata, e para evitá-los corretamente, é necessário o uso de óculos com proteção específica, como já frisamos diversas vezes por aqui no blog.

- Pessoas costumam ter o péssimo hábito de usar colírios sem prescrição médica. Qualquer irritação nos olhos, o produto já é aplicado sem ao menos saber o motivo, o que pode tornar um ciclo vicioso e consequentemente não causar mais nenhum efeito com o passar do tempo. 

- O cigarro é prejudicial a saúde, inclusive aos olhos. O fumo faz com que o corpo passe a não fornecer nutrientes e oxigenação adequada aos tecidos oculares aumentando o risco de desenvolver degeneração macular e catarata, como também já reforçamos aqui no blog.  

- Lentes de contato sem higienização adequada: usuários de lentes que cometem deslizes por falta de informação ou por preguiça podem pagar caro colocando a saúde ocular em risco. É necessário manter a higiene diária do par usado e também do estojo de armazenamento com produtos específicos para tal finalidade. Jamais tire e lave as lentes durante o banho, nem durma com elas e nunca entre com lentes de contato em piscina, mar ou banheira. 

- Negligenciar sintomas, como irritações, vermelhidão, visão turva, dor e sensibilidade a luz: nunca adie a consulta ao oftalmologista quando algum sintoma incomum surgir. Mais uma vez, o uso de colírios ou a automedicação nestes casos podem agravar ainda mais o problema, o que pode até levar a precisar de cirurgia complexa ou um tempo prolongado de recuperação para voltar ao normal. Antes de esperar o problema passar sozinho, consulte um oftalmologista.

- Dormir de maquiagem e usar produtos vencidos: Cuidados com a maquiagem sempre são fundamentais, para não ocasionar não só dano à pele como também dos olhos. É necessário aplicar com muito cuidado alguns tipos de sombras e máscara para cílios, para que o produto não entre nos olhos, causando irritação, O uso de produtos vencidos também é um grande problema, pois podem causar alergias e irritações, assim como dormir maquiada, prejudicando não só a saúde da pele como dos olhos também.