Sangramento ocular e seu tratamento


A oclusão de veias na retina é uma doença causada pelo entupimento dos vasos sanguíneos oculares, e sua consequência é o sangramento no fundo do olho. É a segunda causa mais comum de doenças vasculares da retina, atrás apenas da retinopatia diabética As diabetes não controladas e a hipertensão arterial são os principais motivos pelos quais as veias dos sofrem obstrução, e deve ser tratado imediatamente para o sangramento ser controlado em tempo, evitando assim a perda total da visão.

O método mais usado atualmente para controlar esta patologia é o Ozurdex, medicação anti-inflamatória injetada diretamente no olho para controlar o sangramento e melhorar a visão do paciente. Este procedimento minimamente invasivo é realizado por um médico em um centro cirúrgico com anestesia e sedativos. O pós-operatório é simples e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, porém deve ser avaliado periodicamente pelo oftalmologista.
O vídeo abaixo mostra o exame de mapeamento de retina em uma paciente de 52 anos de idade que sofreu oclusão da veia central da retina em olho direito.