Pálpebras caídas x visão

Você já ouviu falar da blefarotomia? É uma das cirurgias mais procuradas dos últimos anos, e consiste em corrigir as pálpebras caídas. Apesar de parecer somente um problema estético, pode afetar a visão e em determinados casos, a assistência médica até pode cobrir a cirurgia.
As pálpebras caídas atrapalham o campo de visão lateral e superior, pois o excesso de pele pode causar alterações físicas, como tumores, traumatismos ou processos de cicatrização secundários, chamado de ptose mecânica. A cirurgia pode durar de 40 minutos a 1h30min e são realizadas de acordo com a estética do restante do rosto, para não destoar da fisionomia. O pós operatório é indolor, mas há uma sensação de desconforto ao piscar, por conta do edema. Após 6 dias as suturas são retiradas, a diferença estética e conforto visual já são sentidos no primeiro mês, e em torno de 6 meses temos a cicatrização total da região operada.

Se você sente uma perda de visão considerável do campo visual e uma sensação de peso nos olhos durante a leitura, procure um oftalmologista (e não um cirurgião plástico), pois ele indicará um especialista em plástica ocular que conhece a fundo a anatomia local dos olhos, assim como sua órbita e anexos. Assim, você terá um profissional que se preocupa em manter o conforto para piscar e fechar os olhos e evitar ressecamentos futuros cuidando de você.