Os cinco melhores amigos da sua visão

Já sabemos que muitos alimentos que costumamos ingerir diariamente fazem mal a saúde, principalmente aos olhos. Mas com a rotina corrida, ou até mesmo por maus hábitos, acabamos optando pelo mais rápido ou o mais fácil e esquecemos de cuidar de maneira correta de nossa saúde. E já que estamos chegando no final de ano, época em que traçamos objetivos para o ano seguinte, que tal incluir nessa lista uma dieta mais equilibrada com menos carboidratos, gorduras trans, embutidos, açúcar, sal e carne vermelha? Selecionamos cinco alimentos que podem oferecer uma boa qualidade visual e retardar doenças oculares.

Alimentos alaranjados

A cenoura e outros alimentos da cor laranja podem fazer SIM muito bem aos olhos. Esta informação não é um mito popular, pois tais alimentos contém um antioxidante natural chamado betacaroteno, melhor forma indireta de obter vitamina A, responsável pela boa funcionalidade da retina.

Folhas verdes e escuras

Outra turma de antioxidante perfeita é formada pelo espinafre, couve, brócolis e outros vegetais da cor verde escura. Consumindo esses alimentos ricos em luteína e zeaxantina, o risco de degeneração macular e catarata é inibidido, além de reduzir danos provocados por radicais livres e também diminuem o desconforto a iluminação intensa, aumenta o alcance visual e melhoram o contraste.

Frutas cítricas, especialmente as vermelhas

Fonte de vitamina C, as frutas cítricas e vermelhas colaboram diretamente na prevenção de doenças oculares e impedem que doenças já adquiridas se instalem, como o caso do glaucoma. Mas atenção: o consumo desses alimentos não deve substituir o tratamento adequado!

Ovos

Danos celulares e perda gradual da visão causadas pela degeneração macular relacionada à idade podem ser controladas com o consumo de ovos. O alimento possui luteína, zeaxantina e zinco, oxidantes relevantes que inibem os fatores de risco da DMRI.

Peixes

Os ômegas 3 e 6 estão presentes somente em alguns peixes, e geralmente são os que estão inclusos na gastronomia japonesa, como o atum, salmão, truta, anchovas e cavala. Atuam na prevenção da síndrome de olho seco pois são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E. 
Outros alimentos que possuem tais fontes vitaminicas são as castanhas, a linhaça e o óleo de canola.