5 hábitos que prejudicam a visão

É nas férias que a gente deixa um pouco as regras de lado e curte mais o dia sem preocupações: acordamos mais tarde, comemos fora do horário... só que não podemos vacilar com certas coisas que podem estragar o período mais esperado do ano, não é mesmo?
A seguir conferimos alguns erros comuns que cometemos e que podem trazer consequências inesperadas:



  • Toda pessoa precisa ter um óculos de sol com a devida proteção. Este assunto é sempre mencionado por aqui porque muitas pessoas ainda não entenderam que réplicas de marcas famosas e outros produtos que não possuem a proteção contra raios UVs são altamente prejudiciais aos olhos.  Além disso, irregularidades na superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo. Não caia na tentação de comprar algo barato, porque a mesma responsabilidade que temos em mandar fazer um óculos de grau de acordo com a nossa necessidade, também temos que ter ao escolher os óculos com procedência confiável e que irá proteger nossos olhos do sol. E depois de comprado, eles devem estar sempre com você. Como já dissemos inúmeras vezes, os raios ultravioleta podem causar diversos problemas aos olhos, entre eles, a degeneração macular. Portanto, mesmo se o tempo estiver nublado, proteja-se.
  • Nunca deixe o seu cansaço barrar a sua responsabilidade com os seus olhos. Dormir com as lentes de contato inibe a lubrificação e oxigenação que os olhos precisam durante o sono, e consequentemente, as lentes podem ressecar juntamente com o globo ocular. Já pensou na série de problemas que isso pode causar? Por mais cheio que o seu dia tenha sido, retire devidamente as lentes e faça a higienização necessária antes de armazena-las no estojo.
  • Compartilhar toalhas e maquiagens durante a viagem pode acarretar em irritações e inflamações, como a conjuntivite viral e herpes, por exemplo. Isso porque quando a máscara para cílios, curvex, lápis de olho e batons são usados por quem possui algum germe ou vírus, imediatamente eles são depositados no produto e proliferado para as outras usuárias que compartilharão da mesma maquiagem. Isso também vale para as toalhas.
  • Nadar em locais onde a água não é devidamente tratada pode ser outra fonte de proliferação de bactérias causadoras da conjuntivite. Este risco também está nas piscinas com excesso de cloro. 
  • Tanques de areia são um perigo enorme para as crianças. Elas costumam colocar as mãos nos olhos enquanto brincam, e o risco da areia estar contaminada por urina e fezes de animais é gigantesco. A melhor solução é: ou procurar uma distração menos arriscada e higiênica, ou alertar a criança para não levar as mãos aos olhos e redobrar a higienização durante ou depois da brincadeira.