A dieta do verão e a visão


A busca por alimentos refrescantes durante a estação mais quente do ano é inconscientemente, a adaptação perfeita ao cardápio para o verão, e consequentemente para a saúde. As que incluem salmão e atum grelhado, juntamente com um maço de espinafre, folhas frescas de alface, cenouras raladas, berinjela levemente cozida, brócolis, pimentão sem pele e sementes como linhaça e castanhas do Pará são os melhores aliados da saúde ocular, pois são ingredientes ricos em vitaminas benevolentes à visão. 
Temperos e molhos especiais podem enriquecer ainda mais a proteção, como óleo de canola, suco de limão, mostarda de Dijon, queijo parmesão, vinagre de maçã, entre outros. O excesso de sódio e carboidratos, assim como os alimentos gordurosos, embutidos e o açúcar, que são consumidos em menor quantidade nesta estação, devem ser evitados em qualquer época do ano, porque favorecem o desenvolvimento de catarata, principalmente em quem tem mais de 50 anos. 
É também no verão que consumimos mais peixes e frutas, aumentando a ingestão de vitaminas, minerais e proteínas responsáveis por combater o envelhecimento precoce, a degeneração macular, catarata e olho seco. Esses antioxidantes reduzem os danos provocados por radicais livres, assim como a luteína, que está presente nos ovos, milho verde, kiwi, laranja e mamão. 
Portanto, aproveite suas decisões de início de ano de equilibrar a sua alimentação de forma saudável e procure adotar essas medidas refrescantes para o ano todo. Uma refeição saudável nos oferece uma saúde ocular em dia e maior disposição para encarar a rotina do dia a dia e ainda.