Dúvidas frequentes



O soro fisiológico substitui os produtos específicos para higienização das lentes?
Não. As substâncias antimicrobianas contidas nos produtos específicos para higienização remove as impurezas das lentes de contato, além de conservá-las por mais tempo. O soro fisiológico apenas hidrata o material das lentes e não remove as impurezas da superfície, podendo até desencadear alguma inflamação nos olhos, caso ele não seja armazenado corretamente, passar do prazo de validade ou até mesmo por conta das bactérias que ele não elimina.

É comum sentir incômodo com as lentes de contato durante a gravidez?
Sim. Durante a gravidez a composição da lágrima é modificada, e consequentemente desequilibra totalmente a produção de gordura e água, causando a sensação de olhos secos. Por isso algumas gestantes sentem desconforto com as lentes de contato e visão embaçada. Mas é importante consultar sempre um oftalmologista para saber se esses sintomas são realmente por conta da gravidez ou por causa de um problema mais grave.

Lentes de contato resolvem o problema só esteticamente?
Não. As lentes de contato são muito eficazes na correção de qualquer refração e até casos específicos e isolados de doenças oculares, além de proporcionar conforto e liberdade. Elas também proporcionam uma visão periférica sem reflexos e distorções.

Qual é a diferença entre lentes rígidas e gelatinosas?
As lentes rígidas não se moldam ao formato dos olhos, pois seu material é duro. Por conta disso, ela é mais permeável em relação ao oxigênio, duram mais e acumulam menos resíduos, porém não são confortáveis. Por não terem alta permeabilidade, as lentes gelatinosas duram menos tempo, porque acumulam mais resíduos e perdem a oxigenação mais rápido. Ambas corrigem graus elevados e baixos de todas as refrações.

É verdade que casos de astigmatismo não possuem correção com lentes de contato?
As lentes tóricas, feitas com uma tecnologia de estabilização de rotação da lente de contato, se mantém estáveis nos olhos e não saem do lugar. Elas são responsáveis por corrigir o astigmatismo do usuário com conforto e precisão.