Tecnologia: pesquisadores desenvolvem lentes de contato que permitem ampliar a imagem



A última reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que acontece anualmente na Califórnia (EUA), teve uma novidade que promete beneficiar mais de 285 milhões de pessoas no mundo que sofrem com deficiência visual. Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia desenvolveram um conjunto de lentes telescópias e óculos inteligentes que permitirá o usuário a dar zoom e ampliar imagens com apenas um piscar de olhos. O material utilizado para produzir as lentes é rígido e com espessura de 1,5mm, e possui um anel de alumínio que aumenta o tamanho dos objetos em até 2,8 vezes do normal.


A visualização poderá ser alternada entre zoom in, piscando com o olho direito, e o zoom out, piscando com o olho esquerdo. Isso porque, segundo os seus desenvolvedores, o processo de ampliação de imagem é realizado pela interrupção de luz refletida nos óculos.
O novo recurso ainda só existe em protótipos e promete facilitar a vida principalmente das pessoas com mais de 50 anos que sofrem de degeneração macular relacionada à idade. A sua circunferência é um pouco maior do que uma lente de contato comum e ainda não foi testada em humanos, portanto, não há previsão de chegar ao mercado.