Cuidado com os óculos prontos!



Você já foi na farmácia e encontrou uma gôndola cheia de óculos com diversos graus? Ficou tentado em investir em tais produtos, já que costumam ser bem mais baratos que os óculos personalizados? Devemos fazer um alerta antes de comprá-los: você pode estar colocando sua acuidade visual em risco.
Muitas pessoas costumam usar óculos prontos pelos mais diversos motivos: o orçamento está apertado, ou os óculos personalizados quebraram e comprou um na farmácia para uso provisório (e que se tornou permanente) são as desculpas mais utilizadas. Mas o que muitos não sabem é que esses óculos apresentam graduações específicas que nem sempre correspondem às suas necessidades, e o paciente pode apresentar dores de cabeça e desconforto na região ocular por estarem utilizando graus mais fortes ou mais fracos do que realmente necessita.
Outro fator a ser visto é que nem todo mundo usa o mesmo grau em ambos os olhos, e os óculos prontos podem forçar um olho mais do que o outro, acarretando em uma complicação na acuidade visual, ou até mesmo aumento de grau.
Encontramos diversas diferenças entre os óculos prontos e os prescritos. Enquanto o primeiro apresenta distância pupilar padrão, o outro possui essa distância personalizada aos seus olhos, e isso vale também aos graus em cada lente. É muito comum também encontrar irregularidades nas superfícies das lentes prontas, que acarretam em um aumento ou surgimento do astigmatismo, como também pode agravar casos de presbiopia, por conta do grau aproximado ao que deve ser utilizado de fato. Fora a dificuldade em encontrar o foco durante uma leitura, diferente dos óculos personalizados, que oferecem conforto sem precisar ficar mudando as lentes de posição diante dos olhos.
Mas se eles causam tantos problemas, porque são comercializados? 
Os óculos prontos são vendidos para fins emergenciais. Somente. Mas para casos permanentes, a atenção deve ser redobrada. A única maneira garantida de corrigir refrações visuais é a prescrição médica adequada ao seu problema. Somente assim é possível ter o conforto e qualidade em algo tão especial e delicado que são os nossos olhos.